É elementar que uma boa construção precisa de um alicerce bem feito. A analogia serve para o começo de temporada do CSA.
Toda estrutura bem construída precisa de fundações bem edificadas isto contribui para transmitir as cargas da construção ao solo, formando neste sentido a segurança e a estabilidade da obra.
No futebol, o alicerce é a pré-temporada. Quando o processo começa com processos corretos é mais plausível que o resultado seja atingido. No entanto, o futebol trabalha com o imponderável e ás vezes, mesmo com todos os processos corretos, o resultado não aparece.
O CSA trabalhou para que a base do elenco desde ano seguisse no clube e a ideia de assegurar algo em torno de quinze atletas foi alcançado. A permanência da comissão técnica também é um fator importante.
Após o alicerce é a hora de começar a levantar as paredes e efetivamente começar a ver o desenho do que será construído. O elenco segue trabalhando valências físicas, entre elas, a força é fundamental para o modelo de jogo que Higo Magalhães deseja implementar.
A sequência é composta por jogo treino, onde os elementos treinados já testados em condição de jogo, isto também será visto no aumento do volume dos treinamentos com o campo todo, vem os amistosos e com isto, uma outra sequencia de treinamentos e a expectativa para o confronto contra o Barcelona, primeiro jogo oficial com todo ambiente de decisão, pois neste confronto é eliminatório.
Espera-se que entrosamento da base que foi utilizada neste ano possa trazer uma segurança para que o treinador azulino possa extrair do time uma capacidade maior de competitividade.