A arbitragem alagoana comandará o jogo decisivo do titulo estadual. É uma premiação merecida pela temporada feita ao longo de todo o campeonato.
As discussões e as negociações afastaram um grande erro que seria cometido pelos clubes ou por um dos clubes em trazer arbitragem de fora. Digo isto, reconhecendo que o clube tem o legitimo direito de solicitar arbitragem de fora, mas a decisão evitou trazer um problema que outros estados estão enfrentando.
Na reta decisiva, tivemos problemas no Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, inclusive com o VAR não corrigindo erros de campo, mesmo com as imagens mostrando o contrário.
Indago qual o grande erro que ficou evidenciado ou marcado no campeonato alagoano?
A preparação da pré-temporada e a execução do planejamento da diretoria de arbitragem são fundamentais para o sucesso desta temporada. Citar nomes seria injusto, mas em geral quando você chega a uma reta final tendo pelo menos cinco árbitros com total condição de comandar os jogos decisivos mostra que o caminho traçado está correto.
O investimento feito está surtindo efeito com uma safra de bons profissionais e que apresentam um desempenho de excelência. O resultado é reconhecido pela imprensa, torcedores e pelos clubes, mesmo que eles façam algumas reclamações – normais no mundo do futebol – sobre um lance ou outro, mas que até nas reclamações não se traduzem em prejuízos diretos em resultados dentro de campo.
Fica claro que a arbitragem alagoana é um dos atores mais vitoriosos desta temporada.