Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2025

Gustavo Nicola é suspenso por dopping por seis meses e só voltará aos campos em março

Jogador recebeu punição da ABCD por substância proibida ainda quando atuava pelo São José-SP

Por: Alberto Oliveira

13/10/2024 às 15h20

Gustavo Nicola recorreu da punição e novo julgamento acontecerá na quarta, 16 - Foto: Augusto Oliveira l ASCOM CSA

Isometepteno. Esta é substância pelo qual o meio campista do CSA, Gustavo Nicola foi pego no antidoping e suspenso pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Nicola foi suspenso no último dia 2 do mês de setembro  e sua punição é considerada até como uma punição pequena e que terá suspensão das atividades ao longo de seis meses.

Com este período estabelecido pela ABCD, o jogador retornará aos gramados a partir do dia 1º de março de 2025.A lista divulgada pela ABCD teve 74 nomes de atletas e entre todos os nomes, Nicola é com a menor punição. Na lista tem atleta com 30 anos de punição, por exemplo.

Segundo o próprio CSA, o jogador recorreu e terá um novo julgamento na quarta,16. Não é normal que ABCD reveja resultados, inocentando o jogador, mas é possível que o resultado seja modificado, seja para reduzir ou para aumentar o punição do jogador.

Segundo a ABCD durante o período de suspensão, o atleta sequer pode frequentar o clube, o que levaria a uma ampliação do período de suspensão do jogador.

 

O QUE É A SUBSTÂNCIA

O isometepteno é uma sustância amplamente em medicamentos de uso comum e isentos de prescrição. Como principal ação, a substância é vasoconstritora, sendo capaz de promover alívio em dores de cabeça, incluindo ai, também episódios de enxaquecas.

Apesar de ser uma substância relativamente comum nos principais remédios para dores de cabeça, o isometepteno também age como estimulante e portanto é vetado pelo controle de doping.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.